Histórico


Em 1954, Rio do Sul estava se estruturando na confluência dos rios Itajaí do Sul e do Oeste. Experimentava surto de progresso e desenvolvimento com a exploração da madeira, que chegava aos grandes centros de consumo do Brasil e do exterior, pela Estrada de Ferro Santa Catarina, que a conduzia até o porto de Itajaí.

Graças aos recursos provenientes da madeira e da agroindústria o comércio local desenvolveu-se e a cidade adquiriu a condição de líder regional, tornando-se referencial para todas as atividades. Nesta época Rio do Sul figura entre as três maiores cidades catarinenses em atividades industriais e comerciais.

Foi nesse momento de progresso e riqueza, gerados pela madeira, pela forte agricultura e uma emergente indústria, em que o comércio crescia acelerado abrindo um grande número de empregos, que homens de visão sentiram a necessidade de reunir os comerciários em uma associação e posteriormente em torno de um sindicato, que defendesse seus direitos.

Foi em 11 de Abril de 1954 em que um grupo de comerciários encabeçado pelo Sr. Lêdio Alcantara, deram o primeiro passo para a fundação da Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Rio do Sul, inicialmente abrangendo os municípios de Rio do Sul, Ibirama, Ituporanga e Taió. Em 18 de maio de 1955, a direção da então Associação começou discutir a elevação da entidade para Sindicato representativo da categoria dos empregados no comércio.

A carta sindical documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego foi registrada em 18 de junho de 1955.

Em 1977, foi estendido a base territorial em todos os municípios da Região do Alto Vale do Itajaí, no total de 25 municípios, e representando um total de mais de 5.000 (cinco mil) trabalhadores no comércio.

Em 1978, foi negociado a primeira Convenção Coletiva de Trabalho, con tendo 9 cláusulas. Atualmente a Convenção Coletiva contém 31 cláusulas, todas em benefícios aos trabalhadores no comércio.

Hoje temos Convenções que regulamentam o funcionamento do Comércio no município de Rio do Sul e em vários municípios de nossa base, sendo essa uma grande conquista deste Sindicato, pois com isso proibimos o comércio de abrir suas portas aos Domingos e Feriados.

Este Sindicato possui sub- sedes nos municípios de Agrolândia, Ibirama, Ituporanga, Pouso Redondo e Taió, para atendimento aos trabalhadores no comércio dessas cidades.

O Sindicato é Filiado a FECESC, CUT e CONTRACS, e possui cargo na direção da FECESC e também na CUT, onde participamos ativamente.

SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE RIO DO SUL, 61 ANOS SUPERANDO DESAFIOS, EM DEFESA DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE RIO DO SUL E REGIÃO.